domingo, 27 de novembro de 2011

Avaliação Conclusiva - 7º Ano (Completa)

Avaliação Conclusiva – 3º Trimestre
6ª Série – Língua Portuguesa

Leia o texto a seguir para responder às questões 01 a 07.

A vida é difícil para boa parte dos baianos. Saber disso nos ajuda porque nos poupa da autopiedade. Ter pena de si mesmo é uma viagem que não leva a lugar nenhum. A autopiedade, para ser justificada, nos toma um tempo enorme na construção de argumentos e motivos para nos entristecermos com uma coisa absolutamente natural: nossas dificuldades.
Não vale a pena perder tempo se queixando dos obstáculos que têm de ser superados para sobreviver e para crescer. É melhor ter pena dos outros e tentar ajudar os que estão perto de você e precisam de uma mão amiga, de um sorriso de encorajamento, de um abraço de conforto; assim como fizeram as famílias vizinhas ao prédio que desabou no dia 9 de novembro, deste ano, no bairro periférico de Massaranduba, aqui em Salvador. O resgate foi realizado, graças ao auxílio dos moradores que informaram o número de vitimas e suas possíveis localizações.
Segundo a Defesa Civil, 15 pessoas foram soterradas, já o Corpo de Bombeiros fala em três vítimas. No imóvel havia um ponto comercial vago no térreo e, nos dois andares de cima, moravam duas famílias. Vizinhos, entretanto, alegam que há mais de três pessoas embaixo dos escombros. Duas pessoas já foram resgatadas, com ferimentos no peito e na cabeça, ambas foram levadas ao hospital. Muitas destas famílias receberam apoio dos moradores vizinhos que ofereceram, além de alimento e abrigo, estímulos psicológicos de coragem e incentivo, o que demonstrou em ações e em palavras, capacidades de resolverem não apenas os seus problemas, mas os de outros que, por razões diversas, estavam impossibilitados.
Muitas pessoas vivem a se queixar de suas condições desfavoráveis, culpando as circunstâncias por suas dificuldades ou fracassos. As pessoas que se dão bem no mundo são aquelas que saem em busca de condições favoráveis e se não as encontram se esforçam por criá-las. Enquanto você acreditar que a vida é um jogo de sorte vai perder sempre. A questão não é receber boas cartas, mas usar bem as que lhe foram dadas. Não vendo apenas que você tem problemas, mas vendo suas capacidades de resolvê-los.

01. Segundo o texto, evitamos a autopiedade quando:
a) aprendemos a nos comportar em sociedade.
b) nos dispomos a ajudar os outros.
c) passamos a ignorar o sofrimento.
d) percebemos que não somos os únicos a sofrer.
e) buscamos o apoio adequado.

02. Para o autor, o mais importante para a pessoa é:
a) perceber o que ocorre à sua volta.
b) ter pena das pessoas que sofrem.
c) buscar conforto numa filosofia ou religião.
d) esforçar-se para vencer as dificuldades.
e) estar ciente de que, quando menos se espera, surge a dificuldade.


03. A autopiedade, segundo o autor:
a) é uma doença.
b) é problema psicológico.
c) destrói a pessoa.
d) não pode ser evitada.
e) não conduz a nada.

04. A vida é comparada a um jogo em que a pessoa:
a) precisa de sorte.
b) deve saber jogar.
c) fica desorientada,
d) geralmente perde.
e) não pode fazer o que quer.

05. A superação das dificuldades da vida leva:
a) à paz
b) à felicidade
c) ao equilíbrio
d) ao crescimento
e) à auto-estima

06. Os sentimentos que levam à superação das dificuldade são:
a) fé, tolerância, abnegação
b) amor, desapego, tolerância
c) caridade, sensibilidade, otimismo
d) fé, tolerância, bom humor
e) amor, tolerância, alegria

Toda Menina Baiana
Gilberto Gil
Toda menina baiana tem
Um santo que Deus dá
Toda menina baiana tem
Encantos que Deus dá
Toda menina baiana tem
Um jeito que Deus dá
Toda menina baiana tem
Defeitos também que Deus dá [...]
07. O verbo “tem” é classificado de acordo com a transitividade em:
a) verbo de ligação
b) verbo transitivo direto
c) verbo intransitivo
d) verbo transitivo indireto
e) verbo transitivo direto e indireto.

08. A oração “Toda menina baiana tem um jeito que Deus dá”, apresenta

I. Predicado nominal
II. Adjuntos adnominais: toda; baiana
III. Objeto direto: um jeito
IV. Núcleo do objeto: Deus
V. Núcleo do sujeito: Menina
São corretas as proposições:

a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) I, IV e V
e) II, III e V

09. Relacione as colunas a fim de indicar corretamente a função sintática dos termos destacados nas orações a seguir.
( ) “O sapo reuniu todos os seus parentes[...]” (1) Adjunto adnominal
( ) “O sapo ficou zangado.” (2) Adjunto adverbial
( ) “O coelho vivia zombando do sapo.” (3) Predicativo do sujeito
( ) “Vamos correr amanhã [...]” (4) Objeto indireto
( ) “Chegou à margem do rio exausto [...]” (5) Objeto direto
A sequência correta é:

a) 5; 3; 4; 2; 1
b) 3; 2; 4; 3; 1
c) 4; 3; 2; 1; 5
d) 2; 5; 4; 3; 1
e) 1; 3; 4; 2; 5


10. Dê a função sintática dos pronomes em destaque: O.D. (objeto direto) e O.I. (Objeto indireto).
• Ela estima-o muito.
• Admiro-te há muito tempo.
• Ninguém nos chamou
• Desejo-lhes felicidades.
A sequência correta é.

a) OD; OI; OD; OI
b) OI; OI; OI; OD
c) OD; OD; OD; OI
d) OI; OD; OD; OI
e) OD; OD; OI; OD

11. Classifique o predicado na sequência.
PV –Predicado Verbal PN - Predicado Nominal
Ser baiano é tudo de bom.
O ser humano continua otimista.
O verão chegou!

a) PV; P.N; PV
b) PN; PV; PV
c) PN; PN; PN
d) PN; PN; PV
e) PV; PV; PN.

12. Classifique os adjuntos adverbiais de acordo com a circunstância apresentada.
• Gabriela e Lorena falaram que a pesquisa sobre a cultura baiana foi muito bem desenvolvida.
• Felizmente, o esforço de Lucas foi reconhecido pela professora.
• Aqui é o nosso país!
• Pollyana sempre acha uma maneira de fazer o melhor por seus trabalhos.
Assinale a sequência correta.
a) Modo – tempo- causa – afirmação
b) Intensidade – modo – lugar – tempo
c) Intensidade – lugar – lugar – intensidade
d) Tempo – afirmação – lugar – tempo.
e) Instrumento – negação – assunto – tempo.
13. Sobre adjunto adverbial, é certo afirmar que:
I – Sua classificação é a mesma dos advérbios.
II – É o termo que indica as circunstâncias em que se dá a ação verbal.
III – É um termo invariável, não sofre alterações de gênero nem de número.

a) Apenas I é a correta.
b) I e II são as corretas.
c) Apenas III é a correta.
d) Apenas II é a correta.
e) Todas são corretas.

14. Na frase: Alguns alunos não irão ao teatro no dia da culminância do projeto, o termo destacado é:
a) adjunto adverbial
b) adjunto adnominal
c) núcleo do sujeito
d) predicativo do sujeito
e) objeto direto


LEIA E ANALISE

15. Na oração “Precisava ver isto”, o termo destacado é
a) objeto direto
b) adjunto adverbial
c) objeto indireto
d) predicativo do sujeito
e) adjunto adnominal

QUESTÕES RELACIONADAS AO LIVRO “NÓ NA GARGANTE” DE MIRNA PINSKY.
16. No capítulo “A viagem”, o eu lírico revela a origem dos pais de Tânia, ou seja, de onde eles eram e o que seu José fez até os quinze anos. Assinale a alternativa que corresponde a essa resposta.

a) eles eram do Ceará e seu José trabalhava lavoura.
b) eles eram de São Luís e seu José trabalhava na pesca.
c) eles eram da Bahia e seu José apenas estudava.
d) eles eram do Mato Grosso do Sul e seu José trabalhava como pedreiro.
e) eles eram da Bahia e seu José trabalhava na pesca.

17. O que aconteceu no capítulo “Na praia” que deixa Tânia feito um “pimentão”?

a) Ela tomou muito sol e, mesmo negra, ficou toda vermelha.
b) D. Matilde descobriu que ela não sabia ler e a repreendeu.
c) Pedrinho, ao vê-la na praia, gritou seu apelido “Taniarelha”, que ela tinha adquirido na escola, porque, segundo os colegas, falava demais.
d) Pedrinho descobriu seu esconderijo - uma cabana feita por ela e Juliana na mata – e revelou para todos da escola.
e) Pedrinho gritou seu apelido “Taniarelha” e D. Matilde ouviu. Logo ela a defendeu e repreendeu Pedrinho pela brincadeira sem graça.

18. No capítulo “O encontro” Pedrinho convida Tânia para ir ao caminho do morro. O que eles foram fazer lá?

a) Eles foram colher abricó numa árvore batuta que descobriu no caminho do morro.
b) Eles foram brincar de amarelinha escondidos.
c) Ele ia caçar passarinhos e ela catar folhas secas para sua cabana.
d) Eles foram ler livro de histórias juntos e distantes das outras pessoas.
e) Eles foram ver a parte superior do mar, pois lá tinha uma vista muito bonita, coisas que Tânia nunca tinha visto.
19. Vários temas são tratados na obra Nó na garganta. Relacione cada tema a uma frase dita por uma personagem da história e assinale a alternativa que representa a sequência correta:
a) preconceito racial ( ) “- Tou uma arara com a turma. Com a Luísa e todo mundo que te tratou mal, ontem.” (p.71)
b) preconceito social ( ) “- Eu sou bonita! Como eu sou bonita!” (p.83)
c) solidariedade ( ) “- Uma vez por ano até escravo tem vez!” (p.81)
d) descoberta de si (identidade) ( ) “Juliana estava mesmo muito brava com o irmão. Ofendendo aquela amiga que ela tinha acabado de fazer e que tinha ideais tão boas para brincaram.” (p. 33)
e) amizade ( ) “- Teu pai é empregado. Tua mãe é empregada. Eles estão aí pra servir.” (p. 81)
a) C,D,A,E,B
b) C,D,B,A,E
c) A, C, D, E, B
d) E, B, A, D, C
e) D, B, A, E, C

20. Assinale a alternativa que define o tipo de narrador de Nó na garganta:

a) Narrador-personagem: narra em primeira pessoa e participa da ação que está sendo contada.
b) Monólogo: o autor fala consigo mesmo, e não apresenta novas personagens.
c) Narrador-observador: narra em terceira pessoa, participa da ação, embora não como protagonista. E narra os fatos não revelando características físicas das personagens.
d) Narrador-observador: narra em terceira pessoa, não participa da ação e revela o que as personagens pensam e sentam.
e) Narrador-personagem: narra em primeira pessoa e não participa da ação que está sendo contada. Ele é apenas figurante.

Gabarito – 6ª Série
Questões Respostas
01. Resposta letra: D
02. Resposta letra: D
03. Resposta letra: E
04. Resposta letra: B
05. Resposta letra: D
06. Resposta letra: E
07. Resposta letra: B
08. Resposta letra: E
09. Resposta letra: A
10. Resposta letra: C
11. Resposta letra: D
12. Resposta letra: B
13. Resposta letra: E
14. Resposta letra: B
15. Resposta letra: A
16. Resposta letra: E
17. Resposta letra: C
18. Resposta letra: A
19. Resposta letra: A
20. Resposta letra: D

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