domingo, 27 de novembro de 2011

Avaliação Conclusiva - 8º Ano

Avaliação Conclusiva – 3º Trimestre
7ª Série – Língua Portuguesa

Leia o texto a seguir para responder às questões 01 a 03.

Senhor Superintendente,
Tendo sido designado por Vossa Senhoria para apurar as denúncias de irregularidades ocorridas no aeroporto de Marília, submeto à apreciação de Vossa Senhoria o relatório das diligências que nesse sentido efetuei.
No dia 23 de julho de 1988 dirigi-me ao senhor Raimundo Alves Correia, encarregado do aeroporto daquela cidade, para que permitisse fosse interrogado o funcionário João Romão, acusado de ter furtado uma máquina de escrever Olivetti n. 146.801, pertencente ao patrimônio do aeroporto. O acusado relatou-nos que realmente havia levado a máquina para casa na sexta-feira 18 de março de 1988 apenas para executar alguma tarefa de caráter particular. Não a devolveu na segunda-feira, dia 21 de março, porque faltou ao serviço por motivo de doença. Quando retornou ao serviço dia 28 de março, devolveu a máquina. A doença do acusado está comprovada pelo atestado que segue anexo ao presente relatório; a devolução da máquina no dia 28 de março foi confirmada pelo senhor Raimundo Alves Correia.
Do exposto conclui-se que me parece infundada a acusação. Não houve vontade de subtrair a máquina, mas apenas negligência do acusado em levar para casa um bem público para executar tarefa particular. Foi irresponsável. Não cometeu qualquer ato criminoso.
Não me convence seja necessário impor-se a instauração de processo administrativo. O funcionário deve ser repreendido pela negligência que cometeu. É o que me cumpre levar ao conhecimento de Vossa Senhoria.
Aproveito a oportunidade para apresentar-lhe protestos de minha distinta consideração.

01. A finalidade principal do texto é:
a) orientar o superior na tomada de uma decisão;
b) documentar oficialmente um ato irregular;
c) discutir um tema polêmico;
d) fornecer dados para uma investigação;
e) indicar funcionários passíveis de punição.

02. Não consta(m) do relatório lido:
a) o cargo da autoridade a quem é dirigido;
b) o relato dos fatos ocorridos;
c) uma preocupação literária do autor;
d) as conclusões dos fatos analisados;
e) uma fórmula de cortesia final.

03. “Tendo sido designado por Vossa Senhoria...”; esta oração inicial do texto tem valor:
a) concessivo;
b) temporal;
c) conclusivo;
d) causal;
e) consecutivo.

Analise as afirmações a seguir:
I. "As palavras, paralelamente, iam ficando sem vida. Já a oração era morna, depois fria, depois inconsciente..."
II. "Nas feiras, praças e esquinas do Nordeste, costuma-se ferir a madeira com o que houver à mão: gilete, canivete ou prego. Já nos ateliês sediados entre Salvador e o Chui, artistas cultivados preferem a sutileza da goiva ou do buril."
III. "Ele só se movimenta correndo e perdeu o direito de brincar sozinho na rua onde mora - por diversas vezes já atravessou-a com sinal fechado para pedestres, desviando-se de motoristas apavorados."

04. Nos textos acima, o termo já exprime, respectivamente, a idéia de:
a) tempo, causalidade, intensificação.
b) oposição, espaço, tempo.
c) tempo, oposição, intensificação.
d) intensificação, oposição, tempo.
e) tempo, espaço, tempo.

Observe o trecho a seguir para responder às questões de números 05 e 06. “Destes últimos, porém, mais da metade acabou financiando a repressão...”

05. No trecho acima, a conjunção “porém” pode ser considerada:

a) causal e expressa sentido de causa.
b) adversativa e expressa sentido de oposição.
c) alternativa e expressa sentido de opção.
d) aditiva e expressa sentido de junção.
e) consecutiva e expressa sentido de conseqüência.

06. Sem que haja alteração de sentido e de posição na frase, a conjunção “porém” pode ser substituída por:

a) contudo ou pois.
b) mas ou todavia.
c) portanto ou contudo.
d) contudo ou entretanto.
e) logo ou contudo.

O texto a seguir serve de base para responder às questões 07 a 13.

HUMANISMOS E ANTI-HUMANISMOS

Ciência e técnica se têm revelado, na sociedade atual, inadequadas a proporcionar ao homem meios para a sua autêntica realização. Mais ainda:
utilizadas como estão, têm conspirado contra a felicidade humana. E a nova geração de intelectuais, cientistas e jovens, nos últimos vinte anos, tem sido porta-voz da frustração, do medo, do protesto contra a invasão da ciência e da técnica.
Enquanto há anos atrás era difícil encontrar um nome de cientista que levantasse dúvida sobre a validez total de seu trabalho, hoje ocorre exatamente o contrário: não se conhece um só nome de grande cientista que acredite incondicionalmente no poder total da ciência e da técnica para resgatar o homem de seus males e torná-lo completamente feliz. Cientistas e pensadores não escondem seu ceticismo e sua preocupação com os resultados da ciência e da técnica.
Acontece que este clima de desconfiança, insatisfação e pavor não se nota só entre os cientistas e sábios; ele está já se alastrando entre o povo e sensibilizou especialmente os jovens, sobretudo os estudantes. O fato de que as manifestações mais clamorosas de seu protesto pertençam ao passado não significa que ele tenha perdido em intensidade e universalidade. Muito pelo contrário: o terror dos anos 70 é filho direto do protesto dos anos 60.
Note-se bem: o protesto, a recusa por parte dos cientistas, dos intelectuais em geral e dos jovens não é propriamente contra a ciência e a técnica em si, mas contra sua valorização exclusiva, contra uma sociedade que pretende construir-se unicamente sobre estas pilastras, sem levar em conta outras exigências e componentes humanos que a ciência e a técnica não podem satisfazer.

(Pedro Dalle Nogare)

07. Na introdução do texto, o autor declara que a ciência e a técnica se têm revelado inadequadas na realização do homem. Isto porque:
a) elas têm conspirado contra a felicidade humana.
b) nenhum cientista moderno acredita piamente no poder da ciência.
c) os cientistas estão céticos quanto aos resultados da ciência e da técnica.
d) deixam de lado algumas exigências e componentes humanos.
e) atingem não só cientistas e técnicos, mas também os jovens.

08. “Ciência e técnica se têm revelado...”; a forma verbal desse segmento do texto mostra uma ação:

a) que se iniciou em passado próximo e terminou no presente.
b) que se repete no passado e se interrompe no presente.
c) repetida com continuidade até o presente em que falamos.
d) completamente passada.
e) que se iniciou no presente com continuidade hipotética no futuro.

09. “...não escondem seu ceticismo...”: no texto, um sinônimo adequado para o vocábulo sublinhado é:

a) confiança
b) descrença
c) negativismo
d) cinismo
e) ateísmo

10. “Acontece que este clima de desconfiança, insatisfação e pavor não se nota só entre cientistas e sábios;...”; após um segmento textual em que está presente a expressão “não só”, pode-se prever um segmento seguinte com o valor de:

a) oposição
b) concessão
c) causa
d) adição
e) comparação

11. “...especialmente os jovens, sobretudo os estudantes...”; entre os vocábulos “jovens” e “estudantes” estabelece-se, respectivamente, uma relação de:
a) geral / específico
b) específico / geral
c) formal / informal
d) nacional / regional
e) popular / erudito

12. “O fato de que as manifestações mais clamorosas de seu protesto pertençam ao passado não significa que ele tenha perdido em intensidade e universalidade.”; em outras palavras, pode-se dizer que:

a) os protestos estudantis mais clamorosos pertencem ao passado, perdendo em intensidade e universalidade.
b) apesar de os protestos estudantis terem perdido em intensidade e universalidade, eles continuam bastante clamorosos no presente.
c) o fato de os protestos de estudantes não terem perdido em intensidade e universalidade é comprovado pelas manifestações clamorosas do passado.
d) os protestos estudantis não perderam em intensidade e universalidade apesar de suas formas mais clamorosas já pertencerem ao passado.
e) o fato de os movimentos estudantis pertencerem ao passado faz com que os vejamos hoje com a mesma intensidade e universalidade de outrora.

13. “o terror dos anos 70 é filho direto do protesto dos anos 60.”; pode-se dizer que entre os elementos citados nesse segmento do texto há uma relação respectiva de:

a) causa / efeito
b) fato / explicação
c) conseqüência / fato
d) antecedente / conseqüente
e) tempo / espaço

14. Assinale a opção em que a afirmação a respeito da pontuação adequada para o texto está incorreta.

“Para medir o efeito de uma nova tecnologia é preciso avaliar em que medida ela dá mais eficiência aos processos de produção das empresas. A era do vapor deslocou a produção do lar para a fábrica(1) com a eletricidade(2) surge a linha de montagem. Agora(3) com computadores e Internet(4) a possibilidade de as empresas reformularem(5) seus processos é surpreendente(6) da aquisição de insumos à descentralização e à terceirização”.
(Adaptado de Negócios Exame, páginas 94, 95).

a) É correto colocar um sinal de ponto e vírgula em (1).
b) Em (2), (3) e (4) é correto colocar vírgulas.
c) Pode-se optar por travessões, parênteses ou vírgulas em (3) e (4).
d) Em (5) há exigência do uso de vírgula.
e) Pode-se colocar vírgula ou travessão em (6).

15. Qual das seqüências abaixo jamais admitirá, de acordo com as nossas gramáticas, o emprego de duas vírgulas?

a) O irmão meu que estava doente não chegou na hora.
b) Mesmo que tu chegues atrasado José não deixes de trazer as revistas que te emprestei sábado último.
c) A mulher se divide em quatro partes cabeça tronco membros e espelho.
d) Jamais lhe poderei dizer que isto se passou na casa de uma das mais tradicionais famílias da região os Mesquitas.
e) A muito custo após algumas horas disseram que não haviam chegado os impressos para formalizar a petição.

QUESTÕES RELACIONADAS AO LIVRO “CIDADÃO DE PAPEL” DE GILBERTO DIMENSTEIN
Assinale a alternativa que completa o espaço dos fragmentos abaixo:
16. “A taxa de _______________________ de um país é calculada verificando-se, entre mil crianças nascidas vivas, quantas morrem antes de completar um ano de vida.” (p. 59, 22ª edição)

a) natalidade infantil
b) mortalidade infantil
c) desnutrição
d) analfabetismo infantil
e) analfabetismo funcional

17. “ [...] o Congresso aprovou, em 1990, pela Lei nº 8.069, ___________________, documento que estabelece em detalhes a responsabilidade do Estado, da família e da sociedade no cumprimento de todos direitos da criança e do adolescente.” (pag. 34, 22ª edição)
a) a Comissão Parlamentar de Inquérito
b) a Organização Mundial do Trabalho
c) a Organização Mundial da Saúde
d) a Constituição Federal
e) o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente

18. “A _________________ é resultado de um processo contínuo de carência alimentar. Quando se ingerem menos calorias (energia) do que o necessário para o seu desenvolvimento, a criança não cresce direto, e seu organismo tem menos condições de enfrentar os inimigos que o invadem na forma de vírus e bactérias.” (pág. 74, 22ª edição)
a) nutrição infantil
b) mortalidade infantil
c) desnutrição infantil
d) natalidade infantil
e) procedência alimentar

19. “A __________________ foi criada com o anseio de democratizar a educação superior, de prosperar grupos que pedem mais vagas nas universidades federais e estaduais e de facilitar o ingresso das chamadas “minorias””. (pág. 142, 22ª edição)

a) UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultural.
b) política de cotas
c) Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios
d) LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica
e) pesquisa do Saeb – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica

20. “A _____________________ se reflete na configuração urbana: favelas e prédios luxuosas dividem o mesmo espaço. Em pesquisa publicada em 2007, segundo o IBGE, a desigualdade entre ricos e pobres no país caiu em relação ao ano anterior, mas ainda o mantém entre as nações com distribuição mais desigual do mundo.” (pág. 83, 22ª edição)

a) discriminação racial
b) desigualdade racial
c) mobilidade social
d) desigualdade social
e) pesquisa populacional

Gabarito – 7ª Série
Questões Respostas
01. Resposta letra: A
02. Resposta letra: C
03. Resposta letra: D
04. Resposta letra: C
05. Resposta letra: B
06. Resposta letra: D
07. Resposta letra: D
08. Resposta letra: C
09. Resposta letra: B
10. Resposta letra: D
11. Resposta letra: A
12. Resposta letra: D
13. Resposta letra: C
14. Resposta letra: D
15. Resposta letra: D
16. Resposta letra: B
17. Resposta letra: E
18. Resposta letra: C
19. Resposta letra: B
20. Resposta letra: D

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