domingo, 27 de novembro de 2011

Meus "anjinhos" estão crescendo...

Ah! Vocês eram tão miudinhos...

Não me esqueço de cada olhar em nosso primeiro encontro...

Hoje, vocês estão ligados, confiantes e certos de que vivemos um para ajudar o outro...



Amo vocês do jeitinho que são...

O fim de mais uma etapa...

Amigos Meus

Toquinho

Amigos meus está chegando a hora
Em que a tristeza aproveita pra entrar
E todos nós vamos ter que ir embora
Pra vida lá fora continuar.

Tem sempre aquele que
Toma mais uma no bar
Tem sempre um outro que
Vai direitinho pro lar .

Mas tem também
Uma sala que está vazia,
Sem luz, sem amor, sombria,
Prontinha pro show voltar.

E em novo dia
A gente vê novamente
A sala se encher de gente
Pra gente comemorar.

Avaliação Conclusiva - 9º Ano

Avaliação Conclusiva – 3º Trimestre
8ª Série – Língua Portuguesa

Leia o texto a seguir para responder às questões 01 a 03.
AS COMUNICAÇÕES SOB O IMPACTO DA INFORMÁTICA
Um consórcio de empresas jornalísticas norte-americanas acaba de inaugurar em Boston, EUA, um avançado laboratório de informática, destinado não apenas a experimentar alternativas eletrônicas para o jornal impresso, como também imaginar estratégias que possibilitem a sobrevivência da imprensa na próxima virada do século. Instalado dentro do Media Lab, importante centro de pesquisas e de inovações no campo dos meios de comunicação, o laboratório, batizado de News in the Future (As Notícias do Futuro), deverá testar pilotos e protótipos de veículos jornalísticos informatizados, destinados à distribuição pela via telefônica ou por redes de fibras óticas, e ao acesso em computadores ou dispositivos semelhantes, através de recursos interativos e multimidiáticos hoje já utilizados no universo da informática.
Os motivos que conduziram à criação do News são fáceis de se avaliar. Estatísticas recentes têm demonstrado que as gerações mais jovens (ou seja, o público com menos de 35 anos) lêem cada vez menos jornal impresso em todo o mundo e se consideram suficientemente informadas com as notícias que recebem através do rádio e da televisão. Na verdade, elas não estão de todo erradas. A televisão é mais rápida e mais ágil no manejo das notícias, além de trazer a informação já devidamente condensada e ajustada a uma geração que tem pressa. Ademais, as novas gerações praticam uma linguagem que é ainda estranha aos jornais e revistas semanais de informação.
Hoje se fala em realidade virtual, ciberespaço, hipermídia, correio eletrônico. Os jornais, em contrapartida, ainda são objetos físicos, distribuídos todas as manhãs por uma multidão de jornaleiros que lembra os antigos entregadores de pão e leite. Enquanto isso, estima-se que cerca de vinte milhões de pessoas em todo o mundo acessem as redes de informação on line. Um sistema informal de ligação de mais de seis mil redes de computadores – chamado Internet – coloca aos seus usuários o maior número de informações já acumulado em uma só fonte. E a televisão a cabo amplia seu alcance: os novos sistemas de cabo que agora começam a ser implantados têm capacidade para distribuir nada menos que quinhentos canais de televisão por cidade. Não é difícil imaginar que boa parte dos canais de cabo, dentro de algum tempo, serão dedicados exclusivamente ao jornalismo.

01. “Um consórcio de empresas jornalísticas norte-americanas...”; o adjetivo “norte-americanas” concorda com o substantivo “empresas”. O item abaixo, que apresenta um caso errado de concordância nominal, é:

a) É proibido a utilização de softwares pirateados.
b) É necessário ficarmos alerta diante das falsificações.
c) Os computadores têm preços o mais baratos possível.
d) Os manuais estão em anexo aos disquetes.
e) Os usuários luso-brasileiros têm dificuldades com a língua inglesa

02. “... acaba de inaugurar em Boston...”; o item abaixo que equivale semanticamente a este segmento do texto é:

a) ... vem de inaugurar em Boston...
b) ... há de inaugurar em Boston...
c) ... tem inaugurado em Boston...
d) ... termina por inaugurar em Boston...
e) ... está inaugurando em Boston...

03. A finalidade da criação do avançado laboratório de informática, citado no primeiro parágrafo, é, segundo o texto:

a) procurar meios substitutivos do jornal impresso;
b) detectar estratégias convenientes à sobrevivência do jornal impresso;
c) montar estratégias de combate ao jornal impresso e procurar meios de substituí-lo;
d) substituir eletronicamente o jornal impresso, mantendo a sobrevivência da imprensa;
e) pesquisar alternativas para o jornal eletrônico e manter a imprensa viva.

04. Indique a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.
É preciso que a discussão da reforma tributária ___________ norteada pela mesma premissa básica que inspirou várias propostas de reforma, defendidas tanto pelo Executivo como pelo Congresso, a partir do final de 1997. Por divergentes que ____________, tais propostas partiram todas do mesmo diagnóstico. De que a reforma que _________ necessária ________ a eliminação dos tributos cumulativos, bem como do IPI, ICMS e ISS, e a introdução de uma forma de taxação indireta, centrada em esquema amplo e coerente de impostos sobre valor adicionado. A grande questão - e é nisso que as propostas ________- é como fazer essa mudança.
a) volta a ser, tenham sido, fazia-se, requer, divergissem
b) volte a serem, fossem, se fez, requeresse, divergiram
c) volte a ser, tenham sido, se fazia, requeria, divergem
d) volte sendo, eram, se faria, requeriam, divergirão
e) voltem a ser, tivessem sido, fazia, requerem, diverge

O texto abaixo serve de base para responder às questões de 05 a 08.

“A reação mais comum das pessoas diante da criminalidade é um sentimento de revolta e medo. O que difere é a forma como cada um lida com o problema. Alguns acreditam que não há como escapar quando a violência bate à sua porta. A saída é entregar todos os seus pertences e torcer para que não haja nenhum tipo de violência física. Outros imaginam que é possível reagir, enfrentar o bandido e vencê-lo. São essas pessoas que portam armas ou as têm guardadas em casa para se proteger. Quem é a favor do porte e do uso desses instrumentos sustenta que, se eles fossem proibidos, os bandidos reinariam absolutos contra o cidadão já indefeso pela ineficiência da polícia. Outra argumentação é que os delinqüentes sempre escolhem como vítimas os que são incapazes de resistir. A arma teria um efeito preventivo ao criar algum grau de dificuldade. Por mais razoáveis que pareçam, esses argumentos são apenas frações da verdade. As estatísticas policiais revelam que andar armado nem sempre é sinônimo de estar protegido. Ao contrário. Usar uma arma, mais do que perigoso, pode ser letal - especialmente quando se tenta reagir a um assalto”.

05. ...entregar todos os seus pertences. ...os delinqüentes escolhem suas vítimas. Substituindo-se os termos grifados pelos pronomes correspondentes, a forma correta será:
a) entregá-los - escolhem-nas
b) entregá-los - escolhem elas
c) entregar-lhes - escolhem-as
d) entrega-lhes - escolhem-nas
e) entregá-los - escolhê-las

06. ...como cada um lida com o problema. A mesma regência exigida pelo verbo grifado está na frase:
a) é um sentimento de revolta e medo.
b) entregar todos os seus pertences.
c) os que são incapazes de resistir.
d) a arma teria um efeito preventivo.
e) quando se tenta reagir a um assalto.

07. A concordância, nas frases adaptadas do texto, está feita em desrespeito à norma culta em:
a) As reações mais comuns são sentimentos de revolta e medo.
b) A diferença está nas formas como alguns lidam com os problemas.
c) Os dados indicam que o uso de armas podem ser perigosos, resultando em graves ferimentos.
d) Nem sempre é possível, para uma vítima, reagir contra os bandidos e dominá-los.
e) A saída é torcer para que não haja agressões físicas durante os jogos.

08. O bandido tem .......... seu favor o elemento surpresa e a vítima, geralmente indefesa, nem sempre resiste ........ agressão pois, se o fizer, poderá ser ferida ou mesmo morta .......... tiros. As lacunas da frase apresentada estão corretamente preenchidas por:

a) a - à - à
b) a - à - a
c) a - a - a
d) à - à - a
e) à - a - à

Leia o texto abaixo para responder às questões de 09 a 15.
SÓ DÓI QUANDO EU RIO
Só fico à vontade
na minha cidade.
Volto sempre a ela,
feito criminosa...
Doce e dolorosa,
a minha história escorre aqui.
Há quem não se importe
mas a Zona Norte
é feito cigana
lendo a minha sorte:
sempre que nos vemos
ela diz quanto eu sofri.
E Copacabana,
a linda meretriz-princesa.
Loura Mãe de Santo
com sua gargantilha acesa...
ela me ensinou pureza e pecado,
a respiração do mar revoltado...
Rio de Janeiro, favelas no coração.

09. Há uma afirmação FALSA a respeito do texto na opção:

a) a cidade do poeta é apresentada como um ser vivo;
b) Copacabana deu ao poeta lições de vida opostas;
c) no título há uma ironia;
d) uma parte da cidade tem predominância de ciganos;
e) é forte a ligação do autor com a sua cidade.

10. Sobre Copacabana, encontra apoio no texto o seguinte comentário:

a) a expressão “meretriz-princesa” (verso 14) ressalta seus aspectos positivos;
b) a expressão “loura Mãe de Santo” (verso 15) destaca seu catolicismo;
c) a expressão “gargantilha acesa” (verso 16) refere-se a suas joalherias;
d) a expressão “pureza e pecado” (verso 17) constitui uma oposição de sentido;
e) no penúltimo verso o poeta refere-se a um afogamento.

11. O sinal grave indicador da crase está corretamente empregado na locução “à vontade” (verso 1), o que NÃO ocorre com a locução sublinhada em:

a) falávamos à respeito de privatização;
b) à medida que o tempo passa, a crise aumenta;
c) estava à espera de vocês;
d) vive às custas do pai;
e) saiu às escondidas.
12. Em “Há quem não se importe” (verso 7), está correta a colocação do pronome “se”, assim como a do pronome sublinhado em:

a) Deus abençoe-te, meu filho!
b) tem comportado-se muito mal aquele jogador;
c) poderia-se adiar esse encontro para a próxima semana;
d) os rebeldes não entregar-se-iam facilmente;
e) para ajudar-me, era capaz de tudo.

13. Em “sempre que nos vemos, ela diz...” (versos 11, 12), o verbo “ver” está no presente do indicativo. No futuro do subjuntivo, exigiria a seguinte construção:

a) sempre que nos veremos, ela dirá;
b) sempre que nos virmos, ela dirá;
c) sempre que no veríamos, ela diria;
d) sempre que nos víssemos, ela diria;
e) sempre que nos vermos, ela dirá.

14. Em “sempre que nos vemos”(verso 11) e “volto sempre a ela” (verso 3), os pronomes pessoais estão empregados segundo as normas do português escrito culto. Entre os exemplos abaixo, o que também está de acordo com essas normas é:

a) ela trouxe o livro para mim ler;
b) entre eu e você tudo acabou;
c) não estou lhe reconhecendo;
d) parece que o filme não o agradou;
e) estivemos muito próximos, mas não lhe vi o rosto.

15. O verbo da frase “ela me ensinou pureza e pecado” (verso 17) apresenta a mesma regência do que aparece sublinhado em:
a) pouco me importa o resultado;
b) não me atraem esses passeios;
c) lembrei-me do ocorrido;
d) o boletim nada me informou de novo;
e) ocorreu-me uma idéia.

QUESTÕES RELACIONADAS AO LIVRO “O melhor poeta da minha rua” DE José Paulo Paes

“Guerra, sexo, esporte
- me dá tudo, tudo
Vou pregar minha porta:
Já não preciso do mundo.”

16. A estrofe acima foi retirada do poema “A televisão” – pág. 77. Reflita sobre ela e assinale a alternativa correta.

a) A estrofe quer revelar a falta de empatia entre o telespectador e a televisão.
b) O fragmento reintegra o que a televisão retirou dos telespectadores.
c) A estrofe faz alusão à alienação que a televisão cria nos telespectadores.
d) A estrofe, assim como no poema, não revela a dependência que a televisão cria nos telespectadores.
e) O poema é uma metáfora, e não faz nenhuma comparação com a realidade brasileira.

17. No poema “Altos e baixo” (pág. 83), o eu lírico revela uma tragédia. Assinale a alternativa que melhor descreve esta tragédia.

a) Um homem que andava olhando para o céu e atinge a testa numa trave violentamente.
b) Um homem que não aceita a traição da sua amada e comete suicídio, drasticamente, na Avenida Paulista.
c) Uma mulher, bonita e fútil, que decide fugir de casa com o verdureiro, deixando dois seus filhos sem amparo e proteção materna.
d) O eu lírico não revela nenhuma tragédia, e sim a intenção de um homem viver nas nuvens, segundo ele, perto de Deus.
e) Um homem anônimo e seu melhor amigo que decidem viajar de bicicleta e são cruelmente atropelados.

18. O poema “Ao shopping center”, revela uma prática do ser humano muito presente na contemporaneidade. Qual seria esta prática?

a) A prática de viver distante do shopping Center, comprando tudo pela internet.
b) À liberdade que o ser humano atinge quando se entrega ao consumo e vai às compras em um lugar fechado.
c) A falta de liberdade de ir ao shopping, devido ao grande excesso de trabalho.
d) A prática forma preconceituosa de que o ato de comprar é típico das mulheres, em especial paulistanas.
e) Ao excesso de liquidações, em especial antes das férias natalinas.

19. A linguagem do livro “O melhor poeta de minha rua” é enfatizada através de:
a) Aspectos conotativos, com o uso predominante da linguagem figurada.
b) Aspectos formais da língua portuguesa.
c) Aspectos predominantemente não-verbais.
d) Aspectos da linguagem padrão.
e) Aspectos estritamente denotativos.

20. Os poemas do livro “O melhor poeta de minha rua” são estruturados em:
a) Estrofes e versos
b) Prosa com formação de versos.
c) Prosa com formação de parágrafos.
d) Estrofes em prosa
e) Somente em uma única estrofe.

Gabarito
Questões Respostas
01. Resposta letra: A
02. Resposta letra: A
03. Resposta letra: D
04. Resposta letra: C
05. Resposta letra: A
06. Resposta letra: E
07. Resposta letra: C
08. Resposta letra: B
09. Resposta letra: D
10. Resposta letra: C
11. Resposta letra: A
12. Resposta letra: E
13. Resposta letra: B
14. Resposta letra: E
15. Resposta letra: D
16. Resposta letra: C
17. Resposta letra: A
18. Resposta letra: B
19. Resposta letra: A
20. Resposta letra: A

Avaliação Conclusiva - 8º Ano

Avaliação Conclusiva – 3º Trimestre
7ª Série – Língua Portuguesa

Leia o texto a seguir para responder às questões 01 a 03.

Senhor Superintendente,
Tendo sido designado por Vossa Senhoria para apurar as denúncias de irregularidades ocorridas no aeroporto de Marília, submeto à apreciação de Vossa Senhoria o relatório das diligências que nesse sentido efetuei.
No dia 23 de julho de 1988 dirigi-me ao senhor Raimundo Alves Correia, encarregado do aeroporto daquela cidade, para que permitisse fosse interrogado o funcionário João Romão, acusado de ter furtado uma máquina de escrever Olivetti n. 146.801, pertencente ao patrimônio do aeroporto. O acusado relatou-nos que realmente havia levado a máquina para casa na sexta-feira 18 de março de 1988 apenas para executar alguma tarefa de caráter particular. Não a devolveu na segunda-feira, dia 21 de março, porque faltou ao serviço por motivo de doença. Quando retornou ao serviço dia 28 de março, devolveu a máquina. A doença do acusado está comprovada pelo atestado que segue anexo ao presente relatório; a devolução da máquina no dia 28 de março foi confirmada pelo senhor Raimundo Alves Correia.
Do exposto conclui-se que me parece infundada a acusação. Não houve vontade de subtrair a máquina, mas apenas negligência do acusado em levar para casa um bem público para executar tarefa particular. Foi irresponsável. Não cometeu qualquer ato criminoso.
Não me convence seja necessário impor-se a instauração de processo administrativo. O funcionário deve ser repreendido pela negligência que cometeu. É o que me cumpre levar ao conhecimento de Vossa Senhoria.
Aproveito a oportunidade para apresentar-lhe protestos de minha distinta consideração.

01. A finalidade principal do texto é:
a) orientar o superior na tomada de uma decisão;
b) documentar oficialmente um ato irregular;
c) discutir um tema polêmico;
d) fornecer dados para uma investigação;
e) indicar funcionários passíveis de punição.

02. Não consta(m) do relatório lido:
a) o cargo da autoridade a quem é dirigido;
b) o relato dos fatos ocorridos;
c) uma preocupação literária do autor;
d) as conclusões dos fatos analisados;
e) uma fórmula de cortesia final.

03. “Tendo sido designado por Vossa Senhoria...”; esta oração inicial do texto tem valor:
a) concessivo;
b) temporal;
c) conclusivo;
d) causal;
e) consecutivo.

Analise as afirmações a seguir:
I. "As palavras, paralelamente, iam ficando sem vida. Já a oração era morna, depois fria, depois inconsciente..."
II. "Nas feiras, praças e esquinas do Nordeste, costuma-se ferir a madeira com o que houver à mão: gilete, canivete ou prego. Já nos ateliês sediados entre Salvador e o Chui, artistas cultivados preferem a sutileza da goiva ou do buril."
III. "Ele só se movimenta correndo e perdeu o direito de brincar sozinho na rua onde mora - por diversas vezes já atravessou-a com sinal fechado para pedestres, desviando-se de motoristas apavorados."

04. Nos textos acima, o termo já exprime, respectivamente, a idéia de:
a) tempo, causalidade, intensificação.
b) oposição, espaço, tempo.
c) tempo, oposição, intensificação.
d) intensificação, oposição, tempo.
e) tempo, espaço, tempo.

Observe o trecho a seguir para responder às questões de números 05 e 06. “Destes últimos, porém, mais da metade acabou financiando a repressão...”

05. No trecho acima, a conjunção “porém” pode ser considerada:

a) causal e expressa sentido de causa.
b) adversativa e expressa sentido de oposição.
c) alternativa e expressa sentido de opção.
d) aditiva e expressa sentido de junção.
e) consecutiva e expressa sentido de conseqüência.

06. Sem que haja alteração de sentido e de posição na frase, a conjunção “porém” pode ser substituída por:

a) contudo ou pois.
b) mas ou todavia.
c) portanto ou contudo.
d) contudo ou entretanto.
e) logo ou contudo.

O texto a seguir serve de base para responder às questões 07 a 13.

HUMANISMOS E ANTI-HUMANISMOS

Ciência e técnica se têm revelado, na sociedade atual, inadequadas a proporcionar ao homem meios para a sua autêntica realização. Mais ainda:
utilizadas como estão, têm conspirado contra a felicidade humana. E a nova geração de intelectuais, cientistas e jovens, nos últimos vinte anos, tem sido porta-voz da frustração, do medo, do protesto contra a invasão da ciência e da técnica.
Enquanto há anos atrás era difícil encontrar um nome de cientista que levantasse dúvida sobre a validez total de seu trabalho, hoje ocorre exatamente o contrário: não se conhece um só nome de grande cientista que acredite incondicionalmente no poder total da ciência e da técnica para resgatar o homem de seus males e torná-lo completamente feliz. Cientistas e pensadores não escondem seu ceticismo e sua preocupação com os resultados da ciência e da técnica.
Acontece que este clima de desconfiança, insatisfação e pavor não se nota só entre os cientistas e sábios; ele está já se alastrando entre o povo e sensibilizou especialmente os jovens, sobretudo os estudantes. O fato de que as manifestações mais clamorosas de seu protesto pertençam ao passado não significa que ele tenha perdido em intensidade e universalidade. Muito pelo contrário: o terror dos anos 70 é filho direto do protesto dos anos 60.
Note-se bem: o protesto, a recusa por parte dos cientistas, dos intelectuais em geral e dos jovens não é propriamente contra a ciência e a técnica em si, mas contra sua valorização exclusiva, contra uma sociedade que pretende construir-se unicamente sobre estas pilastras, sem levar em conta outras exigências e componentes humanos que a ciência e a técnica não podem satisfazer.

(Pedro Dalle Nogare)

07. Na introdução do texto, o autor declara que a ciência e a técnica se têm revelado inadequadas na realização do homem. Isto porque:
a) elas têm conspirado contra a felicidade humana.
b) nenhum cientista moderno acredita piamente no poder da ciência.
c) os cientistas estão céticos quanto aos resultados da ciência e da técnica.
d) deixam de lado algumas exigências e componentes humanos.
e) atingem não só cientistas e técnicos, mas também os jovens.

08. “Ciência e técnica se têm revelado...”; a forma verbal desse segmento do texto mostra uma ação:

a) que se iniciou em passado próximo e terminou no presente.
b) que se repete no passado e se interrompe no presente.
c) repetida com continuidade até o presente em que falamos.
d) completamente passada.
e) que se iniciou no presente com continuidade hipotética no futuro.

09. “...não escondem seu ceticismo...”: no texto, um sinônimo adequado para o vocábulo sublinhado é:

a) confiança
b) descrença
c) negativismo
d) cinismo
e) ateísmo

10. “Acontece que este clima de desconfiança, insatisfação e pavor não se nota só entre cientistas e sábios;...”; após um segmento textual em que está presente a expressão “não só”, pode-se prever um segmento seguinte com o valor de:

a) oposição
b) concessão
c) causa
d) adição
e) comparação

11. “...especialmente os jovens, sobretudo os estudantes...”; entre os vocábulos “jovens” e “estudantes” estabelece-se, respectivamente, uma relação de:
a) geral / específico
b) específico / geral
c) formal / informal
d) nacional / regional
e) popular / erudito

12. “O fato de que as manifestações mais clamorosas de seu protesto pertençam ao passado não significa que ele tenha perdido em intensidade e universalidade.”; em outras palavras, pode-se dizer que:

a) os protestos estudantis mais clamorosos pertencem ao passado, perdendo em intensidade e universalidade.
b) apesar de os protestos estudantis terem perdido em intensidade e universalidade, eles continuam bastante clamorosos no presente.
c) o fato de os protestos de estudantes não terem perdido em intensidade e universalidade é comprovado pelas manifestações clamorosas do passado.
d) os protestos estudantis não perderam em intensidade e universalidade apesar de suas formas mais clamorosas já pertencerem ao passado.
e) o fato de os movimentos estudantis pertencerem ao passado faz com que os vejamos hoje com a mesma intensidade e universalidade de outrora.

13. “o terror dos anos 70 é filho direto do protesto dos anos 60.”; pode-se dizer que entre os elementos citados nesse segmento do texto há uma relação respectiva de:

a) causa / efeito
b) fato / explicação
c) conseqüência / fato
d) antecedente / conseqüente
e) tempo / espaço

14. Assinale a opção em que a afirmação a respeito da pontuação adequada para o texto está incorreta.

“Para medir o efeito de uma nova tecnologia é preciso avaliar em que medida ela dá mais eficiência aos processos de produção das empresas. A era do vapor deslocou a produção do lar para a fábrica(1) com a eletricidade(2) surge a linha de montagem. Agora(3) com computadores e Internet(4) a possibilidade de as empresas reformularem(5) seus processos é surpreendente(6) da aquisição de insumos à descentralização e à terceirização”.
(Adaptado de Negócios Exame, páginas 94, 95).

a) É correto colocar um sinal de ponto e vírgula em (1).
b) Em (2), (3) e (4) é correto colocar vírgulas.
c) Pode-se optar por travessões, parênteses ou vírgulas em (3) e (4).
d) Em (5) há exigência do uso de vírgula.
e) Pode-se colocar vírgula ou travessão em (6).

15. Qual das seqüências abaixo jamais admitirá, de acordo com as nossas gramáticas, o emprego de duas vírgulas?

a) O irmão meu que estava doente não chegou na hora.
b) Mesmo que tu chegues atrasado José não deixes de trazer as revistas que te emprestei sábado último.
c) A mulher se divide em quatro partes cabeça tronco membros e espelho.
d) Jamais lhe poderei dizer que isto se passou na casa de uma das mais tradicionais famílias da região os Mesquitas.
e) A muito custo após algumas horas disseram que não haviam chegado os impressos para formalizar a petição.

QUESTÕES RELACIONADAS AO LIVRO “CIDADÃO DE PAPEL” DE GILBERTO DIMENSTEIN
Assinale a alternativa que completa o espaço dos fragmentos abaixo:
16. “A taxa de _______________________ de um país é calculada verificando-se, entre mil crianças nascidas vivas, quantas morrem antes de completar um ano de vida.” (p. 59, 22ª edição)

a) natalidade infantil
b) mortalidade infantil
c) desnutrição
d) analfabetismo infantil
e) analfabetismo funcional

17. “ [...] o Congresso aprovou, em 1990, pela Lei nº 8.069, ___________________, documento que estabelece em detalhes a responsabilidade do Estado, da família e da sociedade no cumprimento de todos direitos da criança e do adolescente.” (pag. 34, 22ª edição)
a) a Comissão Parlamentar de Inquérito
b) a Organização Mundial do Trabalho
c) a Organização Mundial da Saúde
d) a Constituição Federal
e) o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente

18. “A _________________ é resultado de um processo contínuo de carência alimentar. Quando se ingerem menos calorias (energia) do que o necessário para o seu desenvolvimento, a criança não cresce direto, e seu organismo tem menos condições de enfrentar os inimigos que o invadem na forma de vírus e bactérias.” (pág. 74, 22ª edição)
a) nutrição infantil
b) mortalidade infantil
c) desnutrição infantil
d) natalidade infantil
e) procedência alimentar

19. “A __________________ foi criada com o anseio de democratizar a educação superior, de prosperar grupos que pedem mais vagas nas universidades federais e estaduais e de facilitar o ingresso das chamadas “minorias””. (pág. 142, 22ª edição)

a) UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultural.
b) política de cotas
c) Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios
d) LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica
e) pesquisa do Saeb – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica

20. “A _____________________ se reflete na configuração urbana: favelas e prédios luxuosas dividem o mesmo espaço. Em pesquisa publicada em 2007, segundo o IBGE, a desigualdade entre ricos e pobres no país caiu em relação ao ano anterior, mas ainda o mantém entre as nações com distribuição mais desigual do mundo.” (pág. 83, 22ª edição)

a) discriminação racial
b) desigualdade racial
c) mobilidade social
d) desigualdade social
e) pesquisa populacional

Gabarito – 7ª Série
Questões Respostas
01. Resposta letra: A
02. Resposta letra: C
03. Resposta letra: D
04. Resposta letra: C
05. Resposta letra: B
06. Resposta letra: D
07. Resposta letra: D
08. Resposta letra: C
09. Resposta letra: B
10. Resposta letra: D
11. Resposta letra: A
12. Resposta letra: D
13. Resposta letra: C
14. Resposta letra: D
15. Resposta letra: D
16. Resposta letra: B
17. Resposta letra: E
18. Resposta letra: C
19. Resposta letra: B
20. Resposta letra: D

Avaliação Conclusiva - 7º Ano (Completa)

Avaliação Conclusiva – 3º Trimestre
6ª Série – Língua Portuguesa

Leia o texto a seguir para responder às questões 01 a 07.

A vida é difícil para boa parte dos baianos. Saber disso nos ajuda porque nos poupa da autopiedade. Ter pena de si mesmo é uma viagem que não leva a lugar nenhum. A autopiedade, para ser justificada, nos toma um tempo enorme na construção de argumentos e motivos para nos entristecermos com uma coisa absolutamente natural: nossas dificuldades.
Não vale a pena perder tempo se queixando dos obstáculos que têm de ser superados para sobreviver e para crescer. É melhor ter pena dos outros e tentar ajudar os que estão perto de você e precisam de uma mão amiga, de um sorriso de encorajamento, de um abraço de conforto; assim como fizeram as famílias vizinhas ao prédio que desabou no dia 9 de novembro, deste ano, no bairro periférico de Massaranduba, aqui em Salvador. O resgate foi realizado, graças ao auxílio dos moradores que informaram o número de vitimas e suas possíveis localizações.
Segundo a Defesa Civil, 15 pessoas foram soterradas, já o Corpo de Bombeiros fala em três vítimas. No imóvel havia um ponto comercial vago no térreo e, nos dois andares de cima, moravam duas famílias. Vizinhos, entretanto, alegam que há mais de três pessoas embaixo dos escombros. Duas pessoas já foram resgatadas, com ferimentos no peito e na cabeça, ambas foram levadas ao hospital. Muitas destas famílias receberam apoio dos moradores vizinhos que ofereceram, além de alimento e abrigo, estímulos psicológicos de coragem e incentivo, o que demonstrou em ações e em palavras, capacidades de resolverem não apenas os seus problemas, mas os de outros que, por razões diversas, estavam impossibilitados.
Muitas pessoas vivem a se queixar de suas condições desfavoráveis, culpando as circunstâncias por suas dificuldades ou fracassos. As pessoas que se dão bem no mundo são aquelas que saem em busca de condições favoráveis e se não as encontram se esforçam por criá-las. Enquanto você acreditar que a vida é um jogo de sorte vai perder sempre. A questão não é receber boas cartas, mas usar bem as que lhe foram dadas. Não vendo apenas que você tem problemas, mas vendo suas capacidades de resolvê-los.

01. Segundo o texto, evitamos a autopiedade quando:
a) aprendemos a nos comportar em sociedade.
b) nos dispomos a ajudar os outros.
c) passamos a ignorar o sofrimento.
d) percebemos que não somos os únicos a sofrer.
e) buscamos o apoio adequado.

02. Para o autor, o mais importante para a pessoa é:
a) perceber o que ocorre à sua volta.
b) ter pena das pessoas que sofrem.
c) buscar conforto numa filosofia ou religião.
d) esforçar-se para vencer as dificuldades.
e) estar ciente de que, quando menos se espera, surge a dificuldade.


03. A autopiedade, segundo o autor:
a) é uma doença.
b) é problema psicológico.
c) destrói a pessoa.
d) não pode ser evitada.
e) não conduz a nada.

04. A vida é comparada a um jogo em que a pessoa:
a) precisa de sorte.
b) deve saber jogar.
c) fica desorientada,
d) geralmente perde.
e) não pode fazer o que quer.

05. A superação das dificuldades da vida leva:
a) à paz
b) à felicidade
c) ao equilíbrio
d) ao crescimento
e) à auto-estima

06. Os sentimentos que levam à superação das dificuldade são:
a) fé, tolerância, abnegação
b) amor, desapego, tolerância
c) caridade, sensibilidade, otimismo
d) fé, tolerância, bom humor
e) amor, tolerância, alegria

Toda Menina Baiana
Gilberto Gil
Toda menina baiana tem
Um santo que Deus dá
Toda menina baiana tem
Encantos que Deus dá
Toda menina baiana tem
Um jeito que Deus dá
Toda menina baiana tem
Defeitos também que Deus dá [...]
07. O verbo “tem” é classificado de acordo com a transitividade em:
a) verbo de ligação
b) verbo transitivo direto
c) verbo intransitivo
d) verbo transitivo indireto
e) verbo transitivo direto e indireto.

08. A oração “Toda menina baiana tem um jeito que Deus dá”, apresenta

I. Predicado nominal
II. Adjuntos adnominais: toda; baiana
III. Objeto direto: um jeito
IV. Núcleo do objeto: Deus
V. Núcleo do sujeito: Menina
São corretas as proposições:

a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) I, IV e V
e) II, III e V

09. Relacione as colunas a fim de indicar corretamente a função sintática dos termos destacados nas orações a seguir.
( ) “O sapo reuniu todos os seus parentes[...]” (1) Adjunto adnominal
( ) “O sapo ficou zangado.” (2) Adjunto adverbial
( ) “O coelho vivia zombando do sapo.” (3) Predicativo do sujeito
( ) “Vamos correr amanhã [...]” (4) Objeto indireto
( ) “Chegou à margem do rio exausto [...]” (5) Objeto direto
A sequência correta é:

a) 5; 3; 4; 2; 1
b) 3; 2; 4; 3; 1
c) 4; 3; 2; 1; 5
d) 2; 5; 4; 3; 1
e) 1; 3; 4; 2; 5


10. Dê a função sintática dos pronomes em destaque: O.D. (objeto direto) e O.I. (Objeto indireto).
• Ela estima-o muito.
• Admiro-te há muito tempo.
• Ninguém nos chamou
• Desejo-lhes felicidades.
A sequência correta é.

a) OD; OI; OD; OI
b) OI; OI; OI; OD
c) OD; OD; OD; OI
d) OI; OD; OD; OI
e) OD; OD; OI; OD

11. Classifique o predicado na sequência.
PV –Predicado Verbal PN - Predicado Nominal
Ser baiano é tudo de bom.
O ser humano continua otimista.
O verão chegou!

a) PV; P.N; PV
b) PN; PV; PV
c) PN; PN; PN
d) PN; PN; PV
e) PV; PV; PN.

12. Classifique os adjuntos adverbiais de acordo com a circunstância apresentada.
• Gabriela e Lorena falaram que a pesquisa sobre a cultura baiana foi muito bem desenvolvida.
• Felizmente, o esforço de Lucas foi reconhecido pela professora.
• Aqui é o nosso país!
• Pollyana sempre acha uma maneira de fazer o melhor por seus trabalhos.
Assinale a sequência correta.
a) Modo – tempo- causa – afirmação
b) Intensidade – modo – lugar – tempo
c) Intensidade – lugar – lugar – intensidade
d) Tempo – afirmação – lugar – tempo.
e) Instrumento – negação – assunto – tempo.
13. Sobre adjunto adverbial, é certo afirmar que:
I – Sua classificação é a mesma dos advérbios.
II – É o termo que indica as circunstâncias em que se dá a ação verbal.
III – É um termo invariável, não sofre alterações de gênero nem de número.

a) Apenas I é a correta.
b) I e II são as corretas.
c) Apenas III é a correta.
d) Apenas II é a correta.
e) Todas são corretas.

14. Na frase: Alguns alunos não irão ao teatro no dia da culminância do projeto, o termo destacado é:
a) adjunto adverbial
b) adjunto adnominal
c) núcleo do sujeito
d) predicativo do sujeito
e) objeto direto


LEIA E ANALISE

15. Na oração “Precisava ver isto”, o termo destacado é
a) objeto direto
b) adjunto adverbial
c) objeto indireto
d) predicativo do sujeito
e) adjunto adnominal

QUESTÕES RELACIONADAS AO LIVRO “NÓ NA GARGANTE” DE MIRNA PINSKY.
16. No capítulo “A viagem”, o eu lírico revela a origem dos pais de Tânia, ou seja, de onde eles eram e o que seu José fez até os quinze anos. Assinale a alternativa que corresponde a essa resposta.

a) eles eram do Ceará e seu José trabalhava lavoura.
b) eles eram de São Luís e seu José trabalhava na pesca.
c) eles eram da Bahia e seu José apenas estudava.
d) eles eram do Mato Grosso do Sul e seu José trabalhava como pedreiro.
e) eles eram da Bahia e seu José trabalhava na pesca.

17. O que aconteceu no capítulo “Na praia” que deixa Tânia feito um “pimentão”?

a) Ela tomou muito sol e, mesmo negra, ficou toda vermelha.
b) D. Matilde descobriu que ela não sabia ler e a repreendeu.
c) Pedrinho, ao vê-la na praia, gritou seu apelido “Taniarelha”, que ela tinha adquirido na escola, porque, segundo os colegas, falava demais.
d) Pedrinho descobriu seu esconderijo - uma cabana feita por ela e Juliana na mata – e revelou para todos da escola.
e) Pedrinho gritou seu apelido “Taniarelha” e D. Matilde ouviu. Logo ela a defendeu e repreendeu Pedrinho pela brincadeira sem graça.

18. No capítulo “O encontro” Pedrinho convida Tânia para ir ao caminho do morro. O que eles foram fazer lá?

a) Eles foram colher abricó numa árvore batuta que descobriu no caminho do morro.
b) Eles foram brincar de amarelinha escondidos.
c) Ele ia caçar passarinhos e ela catar folhas secas para sua cabana.
d) Eles foram ler livro de histórias juntos e distantes das outras pessoas.
e) Eles foram ver a parte superior do mar, pois lá tinha uma vista muito bonita, coisas que Tânia nunca tinha visto.
19. Vários temas são tratados na obra Nó na garganta. Relacione cada tema a uma frase dita por uma personagem da história e assinale a alternativa que representa a sequência correta:
a) preconceito racial ( ) “- Tou uma arara com a turma. Com a Luísa e todo mundo que te tratou mal, ontem.” (p.71)
b) preconceito social ( ) “- Eu sou bonita! Como eu sou bonita!” (p.83)
c) solidariedade ( ) “- Uma vez por ano até escravo tem vez!” (p.81)
d) descoberta de si (identidade) ( ) “Juliana estava mesmo muito brava com o irmão. Ofendendo aquela amiga que ela tinha acabado de fazer e que tinha ideais tão boas para brincaram.” (p. 33)
e) amizade ( ) “- Teu pai é empregado. Tua mãe é empregada. Eles estão aí pra servir.” (p. 81)
a) C,D,A,E,B
b) C,D,B,A,E
c) A, C, D, E, B
d) E, B, A, D, C
e) D, B, A, E, C

20. Assinale a alternativa que define o tipo de narrador de Nó na garganta:

a) Narrador-personagem: narra em primeira pessoa e participa da ação que está sendo contada.
b) Monólogo: o autor fala consigo mesmo, e não apresenta novas personagens.
c) Narrador-observador: narra em terceira pessoa, participa da ação, embora não como protagonista. E narra os fatos não revelando características físicas das personagens.
d) Narrador-observador: narra em terceira pessoa, não participa da ação e revela o que as personagens pensam e sentam.
e) Narrador-personagem: narra em primeira pessoa e não participa da ação que está sendo contada. Ele é apenas figurante.

Gabarito – 6ª Série
Questões Respostas
01. Resposta letra: D
02. Resposta letra: D
03. Resposta letra: E
04. Resposta letra: B
05. Resposta letra: D
06. Resposta letra: E
07. Resposta letra: B
08. Resposta letra: E
09. Resposta letra: A
10. Resposta letra: C
11. Resposta letra: D
12. Resposta letra: B
13. Resposta letra: E
14. Resposta letra: B
15. Resposta letra: A
16. Resposta letra: E
17. Resposta letra: C
18. Resposta letra: A
19. Resposta letra: A
20. Resposta letra: D

Voltei...

Passei pelos meus pensamentos, calei-me para poder me entender, relembrei de coisas que fiz e de tantas outras que poderia ter feito... Senti saudade, remorso, ânsia de viver e escrever minha história, pensando que gostaria mais de acertos do que de erros, mas, sem os tais erros cometidos, como saberia onde estavam os meus acertos???